sexta-feira, 20 de outubro de 2017

INCÊNDIOS - ERROS


O QUE NÃO DEVE SER FEITO

Resultado de imagem para antónio costa parlamento


Houve erros nesta questão dos incêndios? Sim, erros graves do Governo no modo como abordou a questão e como a tratou politicamente.
Foi um tratamento de amadores. O Governo, logo que percebeu que as hienas estavam esfaimadas e que somente buscavam um pretexto, por mais mórbido que ele fosse, para se vingarem, deveria ter actuado de outra maneira.
Ou seja, deveria ter sido mais afirmativo na explicação da acção operacional que levou a cabo; mais categórico na caracterização da excepcionalidade do fenómeno (e aí não tinha que inventar nada, bastava repetir o que diziam as pessoas que sofreram as consequências); não ter posto de parte a natureza criminosa da maior parte das ignições; e guardar a " artilharia pesada"(ou seja, lembrar o legado Passos/ Cristas) para momento posterior, como resposta.
Essa da comissão de " sábios" não lembra ao diabo. Que eu saiba , em politica, essas comissões só se anunciam publicamente quando são constituídas para tratar de coisas que ainda não aconteceram, nunca para analisar o que aconteceu. Fazê-lo é colocar a acção politica nas mãos de estranhos. É que há gente que até pode cientificamente ter valor, mas completamente naif do ponto de vista político. Eu ouvi um que me pareceu, neste estrito plano, um rematado pateta.

(Este texto já foi publicado no Facebook,  no dia 19; onde se pode ler as inúmeras reacções que suscitou; fica também aqui apenas para memória futura).

Sem comentários: