terça-feira, 27 de março de 2012

ANTONIO TABUCCHI






O ITALIANO QUE SE INTERESSOU POR PORTUGAL

 Talvez por ter a certeza de não encontrar as palavras certas e justas à altura do grande escritor que Antonio Tabucchi é tenha demorado demasiado a homenagear o italiano que tanto contribuiu para divulgar Fernando Pessoa numa altura em que o grande poeta da língua portuguesa ainda não era, como hoje é, um ícone da literatura com projecção mundial.
Dirão os entendidos que o génio de Pessoa não carece de divulgadores: impõe-se por si. Certamente. Mas precisa de ser conhecido.
 Continuando neste terreno difícil que é a literatura não deixa de causar estranheza que um escritor tão genial como Fernão Lopes seja tão pouco conhecido fora das fronteiras de Portugal e até em países de língua portuguesa, como o Brasil. Não basta, portanto, ser genial, nem talvez ter como divulgadores Hermano ou António José Saraiva. É preciso um pouco mais.
Mas seria um pouco de menos ou mesmo muito pouco reduzir o papel de Tabucchi a essa sua paixão por Fernando Pessoa. Digamos que, por via de Pessoa, Tabucchi conheceu Portugal, a língua e a sociedade portuguesas que lhe serviram de fonte de inspiração a alguns dos seus mais belos romances como “Afirma Pereira” e “A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro”.
Prova, porém, do seu amor pela língua portuguesa é também o romance que em 1991 escreveu em português – Requiem – porque, como ele próprio diz: “ …percebi que não podia escrever um Requiem na minha língua e precisava de uma língua diferente, uma língua que fosse um lugar de afecto e de reflexão”. E mais adiante, acrescenta: “Mas, acima de tudo, este livro é uma homenagem a um país que eu adoptei e que também me adoptou, a uma gente que gostou de mim e de quem eu também gostei”.

2 comentários:

Anónimo disse...

First off I want to say great blog! I had a quick question in which
I'd like to ask if you don't mind. I was interested to find out how you center yourself and
clear your mind before writing. I have had a hard time clearing my
thoughts in getting my ideas out there. I truly do enjoy
writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes tend
to be wasted simply just trying to figure out
how to begin. Any recommendations or tips? Kudos!

Also visit my web page - jamie lynn spears porn videos

Anónimo disse...

You really make it seem so easy with your presentation but I find this
topic to be actually something which I think I would never
understand. It seems too complex and very
broad for me. I'm looking forward for your next post, I'll try to get the hang of it!


Feel free to visit my blog post: jocurimario