quinta-feira, 11 de novembro de 2010

NOTÍCIAS DE ROMA E DO VATICANO


ITÁLIA, QUE TRISTEZA

1- Há “coisas” que tanta falta fazem à Itália…Melhor dizendo, desde que Acchille Occhetto transformou em “cosa”, com a “Svolta della Bolognina”, o que de mais esperançoso havia na Itália do século XX, nunca mais a Itália foi a mesma…Por isso, não admira que Berlusconi deixe ruir em Pompeia a Casa dos Gladiadores. Se fosse o Lupanar, certamente teria sido outra a sua atenção.


2- No Vaticano as coisas não vão melhor. Ali Agca, em declarações à televisão turca, implica a Santa Sé no atentado contra o Papa Woytila. Agca acusa o Secretário de Estado do Vaticano, Agostino Casaroli, de estar directamente envolvido no atentado. E diz que o Papa, quando falou com ele, já sabia. Só queria obter a confirmação.


3- Sabe-se também agora que a pedofilia que, desde há muito grassa na Igreja, em todos os continentes, só tomou as proporções que hoje tem, porque Bush, “chateado” com (o ingrato) João Paulo II, por se ter oposto à invasão do Iraque, mandou pôr cá fora o que há muito era do conhecimento das autoridades americanas, mas estava escondido.


4- Finalmente, e nem tudo são más notícias para o Vaticano. Zapatero “deixou cair” a lei da liberdade religiosa, que, se fosse aprovada, substituiria a de 1980. Mais do que a cruzada do Papa em Espanha, no passado fim-de-semana, apoiada pela hierarquia reaccionária Igreja, o que ditou esta atitude de Zapatero foi a posição do PNV e da Coligação Canária, partidos com os quais o PSOE tem um acordo até ao fim da legislatura. Entre recorrer à Esquerda Unida e à Esquerda Republicana da Catalunha para aprovar a lei e indispor os seus actuais aliados ou desistir da proposta de lei, Zapatero optou por esta segunda via, alegando falta de consenso social e político. É um passo atrás na luta pela separação entre o Estado e a Igreja, ainda por cima num país, como a Espanha, onde a Igreja (a maior parte da Igreja) irmanada com a extrema-direita não prescinde de ser uma quase religião de Estado. Pois, mas em política nem sempre se pode ter tudo…

Sem comentários: